Boletim escolar 1
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As Regras

Introdução

Jogo, arte e ciência com séculos de existência, o xadrez tem regras simples que aprenderás em poucos minutos.
Cada um dispõe de 16 peças: 1 Rei, 1 Dama, 2 Torres, 2 Bispos, 2 Cavalos e 8 Peões, que têm movimentos próprios em tabuleiro de 64 casas.
O objetivo do jogo consiste em dar xeque-mate ao Rei adversário.

Condução das partidas

Joga um de cada vez, apenas um lance, e peça tocada é peça jogada!
Em todas as capturas (normalmente facultativas), a peça que captura passa a ocupar a casa da peça capturada (com exceção para a captura de Peão na passagem).
O movimento das peças é limitado pela colocação das outras. Só o Cavalo pode saltar por cima de uma casa ocupada. O jogador não pode pôr o seu próprio Rei em xeque em casa atacada. Mas o Rei pode ameaçar e tomar peças, se isso não o colocar debaixo de xeque.

Posição inicial

Posiçao inicial

Colocação do tabuleiro: Casa branca (h1 ou a8) à tua direita,
Disposição das peças: Torre, Cavalo, Bispo, Dama, Rei, Bispo, Cavalo e Torre.
Dama branca na casa branca
Dama preta na casa preta
Reis em casa de cor oposta
Começam as brancas


Os Reis

                     O Rei
Jogam para todos os lados, mas só uma casa de cada vez
Movimento do rei
Não têm valor de troca pois são um símbolo máximo que nunca se pode capturar.
Devem ter a sua zona sempre bem protegida porque quem lhes dá xeque-mate, ganha a partida.



As Damas

                       A Dama
Jogam para todos os lados, até onde puderem (e quiserem)
Andam pelas diagonais, verticais e horizontais

Movimento de dama
É a peça mais poderosa para atacar
Cada Dama vale, em média, 9 Peões, ou 2 Bispos e 1 Cavalo, ou quase 2 Torres
D   = PPPPPPPPP
D   = BBC
DP = TT


Os Bispos

                       O bispo
Jogam pelas diagonais até onde puderem (e quiserem)
Andam só pelas diagonais.

Movimento do bispo
Um vai pelas casas brancas e o outro pelas casas negras.
O valor de troca de cada Bispo corresponde em média a 3 Peões.
O par de Bispos vale mais (6 peões) que uma Torre (5 peões)
B = PPP


Os Cavalos

Movimento de cavalo
Jogam em «L»
Duas casas para um lado e uma para o outro

Salto de cavalo
É a única peça que salta por cima das outras, mesmo por cima das do adversário.
O Cavalo vale em média 3 Peões, o mesmo que um Bispo
C = PPP
C = B


As Torres

                       06_As_Torres
Jogam pelas linhas horizontais e colunas verticais
Andam sempre a direito
Movimento da torre
A seguir à Dama, é a peça mais valiosa e o seu valor de troca corresponde, em média, a 5 Peões.
Basta uma Torre e um Rei para dar mate a um Rei só.
T = PPPPP


Os Peões
                       Os peões
Avanço
Os peões avançam uma casa de cada vez. Nunca podem voltar para trás.
Na sua casa inicial (na segunda horizontal), em qualquer momento do jogo, cada Peão pode optar por avançar duas casas. Depois só uma casa de cada vez
.
o avanço dos peões travado
Não podem avançar quando está um Peão (ou outra peça) na casa da frente.

Os Peões
Captura
Captura de peão simplesPeões defendem-se em diagonal
        Captura em diagonal               Defesa em diagonal

Movimentos de peões
Os Peões são os únicos que capturam de maneira diferente ao seu movimento: capturam (comem ou tomam) na diagonal, uma casa.
Forquilha de peão, ataque duplo
Forquilha: ataque duplo de peão

Os Peões
Promoção
Promoção
Quando um Peão atinge a oitava linha (a última), ele é automaticamente promovido a qualquer peça à escolha de quem o promove (Dama, Torre, Bispo ou Cavalo - peça que pode vir de outro jogo ou de peças já capturadas).
Normalmente escolhe-se a Dama, que é a peça mais valiosa. Em teoria, um jogador pode ter 9 Damas se promover os oito peões
.
Mais movimentos de peão e promoção
Captura na passagem
A captura de Peão na passagem pode acontecer quando um Peão abandona a casa inicial, avançando duas casas e se coloca ao lado de um Peão adversário. Nesse caso, o Peão que avançou pode ser capturado na passagem, isto é: captura-se o Peão como se ele tivesse avançado apenas uma casa. Mas a captura na passagem só pode acontecer no lance imediato ao avanço de duas casas do Peão adversário.
Captura na passagem

O Roque
O Roque é o único movimento que pode ser feito com duas peças ao mesmo tempo: o Rei e a Torre.
Existem dois tipos: o Roque curto e o Roque largo. Em ambos os casos, o Rei desloca-se duas casas e a Torre encosta-se do outro lado.
Roque curto
Quando se faz o Roque, deve-se mover o Rei em primeiro lugar e só depois a Torre.

O Roque Curto
Inicial, Roque curto
Posição inicial
Final, Roque curto
Depois do Roque


O Roque
O roque largo
O Roque Largo

Inicial, roque largo
Posição inicial
Final, roque largo
Depois do Roque

Tanto no Roque largo como no Roque curto, não é possível rocar (movimento das gravuras) quando:
1. O Rei ou (e) a Torre já se moveram
2. O Rei está atacado (em xeque)
3. O Rei passa por casa ameaçada quando faz o roque
4. O Rei fica em xeque depois do roque (lei geral de qualquer movimento de Rei)
5. Houver alguma peça entre o Rei e a Torre que roca


O Xeque
O xeque, 3 possibilidades
O Rei ameaçado está em xeque e é obrigado a defender-se.
Para escapar a um xeque há 3 alternativas:
1. Fugir (para casa isenta de perigo);
2. Proteger (interpondo peça no meio);
3. Capturar a peça atacante (que deu xeque).

O Xeque-mate
Quando o Rei está em xeque e não tem defesa: (1. Fuga, 2. Interceção ou 3. Captura) é xeque-mate.
Quem dá xeque-mate ganha a partida!

Xeque mate

O Empate por Afogado
Afogado
Jogam as pretas
Empate por afogado
(nada pode mexer e rei negro não está em xeque)
Dama afoga o rei
● Quando nenhum movimento é possível e o Rei não está em xeque (se estivesse seria obviamente xeque-mate).
● Quando um jogador não pode mover qualquer peça, ou peão, legalmente e o seu Rei não está em xeque, a partida é declarada empatada por afogado.
● Também há empate quando uma posição se repete três vezes (com todas as peças e peões na mesma situação), com xeque (perpétuo) ou não. Após cinquenta jogadas sem mexer um Peão, ou sem qualquer captura, o jogo também é declarado empatado.

Xeque-mate
Dois exemplos comuns
Mate encostado com dama
So xeques encostados de dama são terríveis se a dama estiver protegida (neste caso é o próprio rei a poteger a dama)
Mate com torre na 8ª linha
O célebre mate de torre na oitava linha (são os próprios peões brancos a impedirem a fuga do rei)

Ilustrações de Fernando Ferreira
Produção de Luís Santos email
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